© 2019 Prizah Móveis- TODOS DIREITOS RESERVADOS

Limpeza e Conservação

June 27, 2017

 
Móveis em MDF
 

Composição do MDF:

 

O MDF ou Medium Density Fiberboard, ou seja, Placa de fibra de média densidade, é um material produzido através da soma da fibra da madeira compactada em alta pressão com resinas sintéticas. Antes de apresentar a orientação sobre a limpeza e a conservação dos móveis em MDF é importante entender o que é o MDF e conhecer os cuidados que devemos ter com este material:

  • O MDF não é a prova d’água, ele apenas oferece resistência à umidade. Sendo assim, a água é seu inimigo número um, portanto não deixe o móvel muito tempo exposto a ambientes úmidos, goteiras ou vazamentos de encanamento.

  • A exposição exagerada à luz do sol ou a fontes de calor intenso no dia a dia são prejudiciais ao MDF, pois algumas características da chapa são perdidas, acarretando manchas, amarelamento das bordas e variações de tamanho.

  • Em condições normais, os painéis estão isentos de mofo, presença de cupins e outros inconvenientes. Mas os ataques ocorrem se houver alta umidade, muito calor, pouca luz, ausência de ventilação etc. O combate periódico aos insetos e micro-organismos, com rotinas de limpeza e ventilação, dificulta a proliferação das colônias.

 

 

Métodos e Produtos ERRADOS utilizados na limpeza e conservação:


Os móveis perdem a garantia quando é verificado utilização de métodos e produtos não recomentados para a limpeza e conservação do MDF.

 

Não é recomendado:

 

  • Utilização da água diretamente sobre o MDF, tais como mangueirinha do chuveiro ou lançamento de água na superfície afim de lavar os armários da cozinha;

  • Uso de panos encharcados para limpeza dos armários;

  • Utilização da famosa bucha amarela sobre a superfície do MDF;

  • Utilização de Bombril ou qualquer produto abrasivo sobre a superfície do MDF;

  • Uso de produtos de limpeza, tais como multiuso, desengordurantes, detergentes coloridos, produtos para limpeza pesada, saponáceos etc. Estes produtos possuem reagentes químicos que vão modificar a superfície do móvel ao longo do tempo, amarelando e ocasionando o surgimento de manchas;

  • Utilização de pano umedecido com álcool diretamente na superfície do MDF;

  • O lustra móveis não é recomentado para MDF com revestimento sintético. (Melamina)

 

 

Métodos e Produtos CORRETOS utilizados na limpeza e conservação:


1º Passo - A prevenção: Evite o acúmulo de sujeira, faça a limpeza semanal, principalmente nas residências em que existe o hábito de cozinhar diariamente. No caso de haver fritura frequentemente, a limpeza dos armários da cozinha deve ser feita 2x por semana.

 

2º Passo - Limpeza semanal: Faça uma limpeza por dentro e por fora com pano UMEDECIDO com ESTA SOLUÇÃO:
Dissolva 2 colheres de sabão de côco líquido em 500ml de água e utilizando um pano limpo aplique nos armários. Depois seque totalmente a superfície com um pano seco. Sempre evite usar desengordurante ou produtos de limpeza multiuso, pois esses produtos amarelam o MDF.

 

3º Passo - Situações especiais:

  • Manchas de caneta:
    Umedecer um pano limpo e seco com álcool 92,8º e aplicar na superfície do móvel. Em seguida utilizar a solução com água e sabão de côco, secando na sequência.

  • Graxa ou cola de adesivos:
    Umedecer um pano com aguarrás e aplicar na superfície do móvel. Em seguida utilizar a solução com água e sabão de côco, secando na sequência.

  • Esmalte de unha:
    Umedecer um pano com acetona e aplicar na superfície do móvel. Em seguida utilizar a solução com água e sabão de côco, secando na sequência.

  • Mofo:
    Diluir 50ml de água sanitária em um litro de água. Utilizando um pano limpo aplicar na superfície do móvel. Em seguida utilizar a solução com água e sabão de côco, secando na sequência.

  • Excesso de gordura em armários da cozinha:

     


    Neste caso acrescentar 1 colher de sopa de saponáceo líquido na solução do sabão de côco, borrifar no pano e aplicar na superfície do móvel, secando com pano seco. É extremamente recomendável evitar que o armário chegue nesta situação.

 

Nós da Prizah produzimos móveis de qualidade, no entanto a durabilidade depende da sua contribuição. Seguindo nossas orientações de limpeza e conservação você manterá seus móveis bonitos por muito mais tempo.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Prizah - Quem somos?

June 24, 2017

1/1
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload